Comparativo Canon 700D vs Nikon D5300

Aug 27 '15

Comparativo Canon 700D vs Nikon D5300

Esta semana uma amiga veio em busca da minha opinião acerca de duas máquinas fotográficas porque estavam em campanha numa loja e dentro do plafond que ela tinha para gastar.
Conforme já referi num outro post, não é o facto de ser Canon, Nikon, Sony ou Pentax que vai fazer com que as vossas fotografias saiam melhor ou pior mas há certos pormenores sobre os quais tenho preferência.

Estas são duas máquinas que são consideradas intermédias nas DSLR de cada uma das marcas.
Resolvi fazer um pequeno estudo antes de lhe dar o meu veredicto (que vale o que vale).

Nº de Pixels: A Nikon com uns 24,2 Megapixels bate a Canon com 18. A diferença aqui é pouco relevante pois com 18mp já se tiram fotografias para imprimir do tamanho de outdoors.

Resolução Video: Hoje em dia as reflex não servem só para fotografar e conseguimos fazer autênticos filmes Hollywoodescos, logo, anotei a resolução máxima que cada uma das máquinas consegue em modo vídeo. Mais uma vez a Nikon fica à frente com Full HD 1080p 60fps e a Canon com Full HD 1080p mas com apenas 29,97fps. Significa isto que conseguimos o dobro de frames por segundo na Nikon que nos permite por exemplo fazer sequências em slow motion com maior perfeição.

ISO: Ambas suportam valores ISO entre os 100 e os 12800. O verdadeiro teste será vendo em que valores começam a apresentar grão na imagem e aí poderá haver diferenças.

Pontos de Focagem: A Canon mantém os habituais 9 pontos cruzados enquanto a Nikon tem 39 pontos AF. Sinceramente penso que a Nikon tem aqui outra vantagem mesmo nunca tendo experimentado a máquina (uma vez que sou utilizador Canon), para quem como eu gosta do modo manual.

Disparos por Segundo: Para quem gosta de fotografar cenas desportivas ou de alguma velocidade, os 5 fps (frame per second) são conseguidos por ambas as máquinas nas condições de luz ideiais.

 

Estas são as características técnicas que vejo logo de início e que me permitem saber com o que contar caso venha a adquirir uma das máquinas.
Depois há algumas características menos importantes mas que podem fazer a diferença na hora de comprar ou caso já tenhamos definido que tipo de trabalhos vamos querer fazer.

Display Móvel: Ambas as máquinas têm um visor móvel que nos permite usar em ângulos menos práticos o “Live View”. Por exemplo em concertos, podemos colocar a câmara acima das cabeças e captar perspectivas interessantes. Aqui a Canon tem uma mais-valia pois o ecrã para além de móvel é táctil, permitindo assim o controlo de alguns parâmetros sem termos de ir aos botões habituais.

Wi-Fi: A Canon não tem mas a Nikon tem ligação wi-fi que permite o envio imediato das fotos para uma impressora por exemplo ou para um disco externo.

GPS: A Canon não tem mas a Nikon tem incorporado um sistema GPS que permite a georreferenciação das fotos. Mais tarde se usarem por exemplo o Light Room, as fotos já aparecem direitinhas no mapa.

HDR (High Dynamic Range): A Nikon não faz mas a Canon tem a possibilidade de gerar fotos HDR automaticamente. Tira 3 fotos iguais com exposições diferentes para gerar assim o HDR. Prefiro fazer de forma manual e editar depois no computador mas para quem não domina a técnica pode ser interessante.

 

Por fim, as dimensões e pesos de ambas as máquinas são idênticos mas ainda assim tenho preferência pelas maiores. A decisão final, caso estas sejam as características de empate, deverá ser sempre tomada após pegarem em cada uma deles e verem com qual se sentem mais confortáveis.

Dimensões/Peso: A Canon tem 133,1 x 99,8 x 78,8 e pesa 580g. A Nikon tem 125 x 98 x 76 e pesa 480g.

 

Posto isto tudo e baseado neste pequeno levantamento das características, a minha escolha cairia sobre a Nikon pois acumulou mais pontos positivos naquelas que considero as características mais importantes. Para rematar e dissipar quaisquer dúvidas, o facto de a Nikon custar menos 50€ que a Canon também ajuda. Ficamos assim com 50€ que podem ser usados em acessórios ou lentes (que ainda são o mais importante).

 

Artigos Relacionados

Os Comentários estão fechados.

Top